segunda-feira, 6 de julho de 2009

FINANCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO - SOLUÇÃO OU PROBLEMA ?

É muito comum que, empresas com alguma dificuldade financeira, recorram às mais diversas formas de financiamento. Porém, antes de se procurar um financiamento é indispensável que se identifiquem as causas que ocasionaram a falta de recursos e as reais necessidades do negócio. O empresário deve entender que um empréstimo não é, necessariamente, a solução para os seus problemas financeiros. Pelo que temos visto esta atitude, em muitos casos, contribui para agravar ainda mais a situação da empresa.
É importante avaliar a necessidade real do empréstimo, assim como os seus impactos. O empresário deve examinar a situação da empresa para ver se seus problemas não são de gestão. A decisão de utilizar-se de recursos de terceiros deve ser sempre tomada de forma consciente, precedida de análise sobre a real conveniência e os impactos que trarão à saúde financeira da empresa.
É imprescindível estabelecer corretamente a quantia a ser solicitada, sua utilização e, principalmente, se há realmente a necessidade do empréstimo naquele momento. Ao solicitar recursos de forma planejada num determinado agente financeiro, o empresário pode perceber que talvez não precise da quantidade inicialmente pleiteada - ou até mesmo do próprio financiamento - se conseguirá arcar com as prestações e com as demais exigências bancárias.
Muitas vezes, os problemas de natureza financeira são decorrentes de:
a) Falta ou falha no planejamento e nas decisões empresariais operacionais e/ou de investimento;
b) Insuficiência de registros gerenciais e informações que permitam visualizar a situação financeira da empresa;
c) Falhas no gerenciamento do fluxo de caixa:
d) Concessão de prazo a clientes maior que o obtido dos fornecedores sem a existência de reservas próprias ocasionando desencontro entre os prazos de recebimentos e pagamentos;
e) Custos mais elevados que as receitas;
f) Excesso e inadequação de estoques;
g) Utilização de recursos da empresa para despesas ou investimentos pessoais dos sócios;
h) Política de Crédito e Cobrança inadequada ou equipe sem o devido treinamento.
Estes fatores, entre outros, individualmente ou combinados acabam ocasionando aumento na necessidade do capital de giro do negócio.
Portanto, antes de pensar em um financiamento deve-se verificar se os controles gerenciais são confiáveis, se permitem a identificação, rápida, de problemas econômicos ou financeiros, e se, realmente, a empresa tem necessidade de alguma fonte externa de financiamento.
Reavalie sua necessidade de capital de giro e bons lucros !
Leia mais em www.dalryassessoria.blogspot.com/
Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial
dalryconsultor@gmail.com.br
43 9109-5345
DAL RY Assessoria, Consultoria & Treinamento
Londrina - Pr