segunda-feira, 18 de julho de 2011

FLUXO DE CAIXA - FINANÇAS SOB CONTROLE

Estudos para comprovar a viabilidade de um futuro negócio não são o bastante para afirmar que ele será também saudável financeiramente. O empresário deve estar atento para os controles básicos que vão ajudá-lo a saber se os objetivos estão sendo atingidos, se a empresa continua viável e qual é a melhor hora para investir ou retrair sua participação no mercado.

Uma ferramenta indispensável no dia-a-dia de qualquer empresa é o Fluxo de Caixa. O controle do fluxo de caixa, embora pareça complicado, na verdade não o é. O segredo do Fluxo de Caixa é prever o giro dos recursos da empresa sem interrupção. Aquilo que se investiu em mercadorias para revenda ou matéria prima deve ser transformado em recursos para a empresa através da venda. A continuidade desse ciclo permite a empresa reinvestir em novas compras. Se a venda for com prazos muito longos é possível que faltem recursos para investir em matéria prima ou mercadorias para revenda e, conseqüentemente, as vendas diminuem ou, pior ainda, param.

A falta do planejamento faz com que muitos empresários recorram a empréstimos bancários - limite de cheque especial, empréstimos de curto prazo, desconto de duplicatas e cheques – como alternativa de restabelecer seu fluxo de caixa. Esses empréstimos têm um custo adicional, normalmente elevado, e com isso a lucratividade diminui ou até mesmo fica negativa ocasionando prejuízo.

Para prevenir e evitar esses fatos basta a elaboração de uma projeção de entradas e saídas de recursos para os próximos 60 a 90 dias, bem como a previsão das vendas e recebimentos da empresa. É interessante montar uma planilha ou tabela anotando os valores previstos e os efetivamente realizados, essa duplicidade de dados, previstos e realizados, é um interessante banco de dados para ajustar as próximas previsões. A comparação, dia a dia, dos dados permite visualizar as dificuldades de fluxo de caixa no período. Essa antecipação permite a execução de algumas ações preventivas antes que um grande problema se instale e prejudique o crédito da empresa.

Se o sistema de registros da sua empresa não tem essa ferramenta de fluxo de caixa você pode, com uma planilha em Excel prepará-la e visualizar, antecipadamente, qualquer dificuldade financeira no futuro próximo.

Caso não tenha um modelo disponível envie uma mensagem solicitando que terei o maior prazer disponibilizar, sem nenhum ônus ou vínculo, uma para sua empresa.

Mãos à obra e bons negócios.

Sivaldo Dal-Ry

Consultor Empresarial

dalryconsultor@gmail.com

43 9109-5345

Londrina - PR