A maioria dos empresários quer reduzir custos. Mas, ao analisarmos as atitudes tomadas por eles constatamos que, na realidade, estão cortando os custos.
Isso acontece porque pouca gente sabe efetivamente reduzir custos. E isso é uma tarefa difícil e muitas vezes ingrata de ser feita. Já cortar custos, por sua vez é mais fácil e de resultados imediatos, embora não adequados.
Cortar custos é fácil, pois normalmente se estabelece um valor financeiro ou percentual para se aplicar sobre um determinado orçamento.
Já, para reduzir custo, é necessário um estudo detalhado dos custos, sua proporcionalidade no desempenho dentro do custo operacional da empresa e o impacto que cada redução ocasionará na rentabilidade da empresa.
Por não identificar claramente essa diferença, muitas empresas acabam fracassando em seu objetivo de reduzir custos porque preferem cortar quando deveriam reduzir seus custos.
Para iniciar um programa de redução de custos é necessário ter os conhecimentos específicos para analisar e discernir o que deve ser cortado e o que deve ser reduzido. É também imprescindível conhecer, detalhadamente, o composto dos custos empresariais.
Outro fator negativo é o imediatismo dos gestores das empresas. Muitos fracassam na redução de custos por querer resultados imediatos para problemas, na maioria das vezes, antigos.
Então como saber se está se cortando ou reduzindo os custos empresariais ?
Independentemente da semelhança dos termos, podemos dizer que cortar custos é estabelecer um valor ou percentual de forma linear sobre todos os itens ou grupo de itens dos custos. Por outro lado, reduzir custos é a aplicação criteriosa de valores ou percentuais diferentes sobre os diversos itens do composto de custos.
É evidente que optar em cortar, por exemplo 10% sobre todos os custos da empresa é muito mais simples e mais fácil de aplicar, mas, é preciso saber que não se está implantando um programa eficaz de redução de custos.
Para se reduzir custos com eficiência deve-se conhecer detalhadamente cada produto ou grupo de produtos, para então tomar, entre outras, as seguintes atitudes:
a) verificar itens em que seja possível aplicar um redutor sem perda da qualidade;
b) verificar processos buscando melhoria de produtividade;
c) fazer ou refazer treinamento de pessoal;
d) rever a logística de compras e armazenamento;
e) adequar o fluxo econômico e financeiro da empresa...
Portanto antes de iniciar um processo de redução de custos na sua empresa, analise criteriosamente o seu composto de custos e elabore um estudo capaz de lhe mostrar como e quais são os itens que podem ser reduzidos e com isso melhorar a lucratividade de sua empresa.
Revise e identifique claramente seus custos, elabore um programa para redução e bons lucros.
Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial