terça-feira, 13 de agosto de 2013

O que é capital de giro e como calculá-lo?

Quando uma empresa inicia as suas atividades, recebe dois tipos de investimentos. Uma parte é para investimento fixo - aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas – que constituirá seu ativo imobilizado. A outra parte vai compor uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. É o chamado capital de giro. Esses recursos são aplicados em  estoques, no financiamento das vendas a prazo -  contas a receber-  e também  no caixa ou na conta bancária.
            O estoque de uma empresa é formado e mantido em função das necessidades em atender o mercado consumidor, portanto, este está sempre sofrendo mudanças de investimentos, seja em itens ou em quantidades.             Quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.
            As contas a receber são resultados das vendas realizadas a prazo. Portanto, quanto mais prazo você oferece ao seu cliente ou quanto maior for a proporção das vendas a prazo no seu faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.
É nas contas correntes bancárias e no caixa que fica concentrada a parcela dos recursos financeiros disponíveis da empresa, ou seja, aquela que a empresa pode utilizar a qualquer tempo para honrar os seus compromissos.
            Dependendo do saldo inicial, das entradas e saídas, pode acontecer uma falta ou uma sobra desses recursos em um momento específico, dia ou semana. Desta maneira, as compras, o aumento no prazo das vendas e valores e formas de investimento não podem ser tomadas sem nenhum critério. Antes de uma decisão dessas ser tomada, é indispensável fazer uma análise e uma avaliação sobre a disposição dos recursos financeiros da empresa para isso. Se esse recurso não existe, a empresa acabará tendo de utilizar recursos emprestados de bancos, de fornecedores ou de outras fontes, o que irá gerar uma necessidade de pagamentos de encargos, diminuindo a margem de lucro do negócio.
            Portanto, administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas, investimentos e à administração do caixa.
           
Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial
43 9109-5345 / 9805-2817

Londrina - Pr