domingo, 10 de junho de 2012


GESTÃO FINANCEIRA – PONTOS IMPORTANTES
O pequeno ou médio empresário preocupa-se, com razão, em vender cada vez mais, mas, quase sempre, falta tempo para, também avaliar o seu desempenho.
A velocidade dos fatos e seus reflexos na economia de uma forma geral interferem com menor ou maior intensidade no dia-a-dia das empresas e é indispensável estar atentos e preparados para agir e reagir.
            Vejamos alguns pontos que, se não forem bem cuidados, causarão problemas para as empresas e que podem até comprometer a sua sobrevivência:
Custos
            Podemos classificá-los, de uma forma genérica em Custos Administrativos, ou mais comumente chamados de Custos Fixos e Custos Diretos ou Custos Variáveis. Os Diretos variam de acordo com o volume de vendas. Já os Custos Administrativos referem-se aos custos operacionais, da estrutura da empresa. É neles que, geralmente, encontramos os maiores problemas. Caso não sejam bem geridos e mensurados poderão comprometer a sobrevivência da empresa. É indispensável então o seu acompanhamento constante procurando reduzi-los sem, entretanto prejudicar a operacionalidade da empresa.
Preços
            Outro ponto que pode comprometer os resultados é a formação de preços dos seus produtos ou serviços. Há muitas empresas que, por desconhecerem os componentes de custos ou até mesmo as técnicas adequadas, formam seus preços atribuindo um percentual aleatório sobre os custos de seus produtos acreditando, com esse valor, obter o lucro desejado quando na realidade, em muitos casos, não cobrem sequer seus custos operacionais gerando assim, na realidade, prejuízos em vez do lucro pretendido.
Capital de Giro
            O capital de giro para a empresa é comparado ao sangue para o organismo humano. Se o volume for insuficiente haverá a necessidade de se buscar recursos junto a terceiros, normalmente no mercado financeiro, transferindo, desta forma, boa parte ou até mesmo a totalidade dos seus resultados aos seus financiadores como custo financeiro.
                        Desencontro entre Ciclo operacional e Financeiro
            O ciclo operacional da empresa é composto pelos prazos decorridos entre a compra do produto e o do recebimento da venda efetuada. Já o ciclo de caixa é relativo ao tempo decorrido entre a data do pagamento ao fornecedor e o recebimento da venda. Caso a empresa compre com prazo curto e concede prazos superiores aos concedidos pelos fornecedores para seus clientes pagarem, necessitará mais capital de giro para poder cobrir a falta de recursos. Se a empresa não possuir recursos necessários terá que buscá-los no mercado financeiro transferindo grande parte do seu lucro aos financiadores.
Inadimplência
A falta de uma política de crédito adequada provoca a concessão insegura nas vendas a prazo. Muitos empresários no afã de aumentar as vendas não estabelecem os critérios apropriados, deixando de minimizar os riscos de inadimplência assim como descuidam de obter as garantias necessárias o que poderia evitar a grande maioria dos sinistros de crédito e o consequente prejuízo.
Pro Labore e Retiradas incompatíveis
Há duas formas de se remunerar os sócios de uma empresa. O pró-labore é o salário que o dono recebe por trabalhar no negócio. Já a distribuição de lucros equivale à remuneração do investidor, quer ele trabalhe ou não na organização. Também chamado de dividendos, o recebimento desse valor é a forma de o empreendedor ser compensado por ter seu capital empatado na firma e por ter assumido os riscos do empreendimento. Muitas vezes os empresários exageram no valor do Pro Labore aumentando significativamente o Custo Administrativo da empresa dificultando a formação de preços competitivos e/ou obtenção de resultados positivos. Esquecem que, se prejudicarem a empresa terminam prejudicando-se a si próprios.
            Compras e Giro dos Estoques
A gestão de estoque bem feita é de extrema importância para evitar perda de investimentos pois, errar na compra acarretará um prejuízo maior do que a maioria dos administradores imaginam. Na gestão de estoques existe um ciclo com três planejamentos e errar em qualquer um deles acaba gerando uma cadeia de erros, esse ciclo é formado da seguinte maneira: Planejamento de Estoques, Planejamento de Vendas e Planejamento de Compras.
Estes são apenas alguns pontos onde problemas financeiros ocorrem nas empresas, em especial nas micro e pequenas. É responsabilidade dos gestores obter as informações e meios para melhor administrar os recursos de suas empresas adequando-as para a utilização dos Controles Financeiros e na tomada de decisões adequadas quanto a: compras, vendas, custos, concessão de crédito e todas as demais atividades operacionais.
            Somente com uma gestão adequada e muito controle financeiro é que se poderá alcançar bons resultados e manter a saúde financeira da empresa permitindo seu crescimento permanente.
                                  
SIVALDO DAL-RY
ECONOMISTA – CONSULTOR EMPRESARIAL
43 9109-5345
LONDRINA - PR

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