quarta-feira, 24 de abril de 2013

FORMAÇÃO DE PREÇOS, PONTOS A CONSIDERAR


Para que o preço obtenha resultados satisfatórios no curto, médio e longo prazo, alguns pontos devem ser observados. É importante lembrar que a definição do preço de venda tem efeitos para a empresa não apenas no curto prazo. No longo prazo, ele trará consequências de alguma forma.
Os pontos a observar na formação de preços são os seguintes:
Rateio dos custos comuns entre produtos e serviços: Esta é uma tarefa mais difícil de executar porque qualquer critério de rateio escolhido implica algum grau de subjetividade e, consequentemente, desvios. 
Variação no volume de produção: Diversos custos são conhecidos pelo seu valor total e depois divididos pelo volume de produção ou operação para se chegar ao custo unitário, essa variação implica em incertezas no decorrer do período analisado, ou seja, somente após conhecer-se o real volume produzido pode-se chegar ao custo unitário. 
Impostos:  Empresas incluídas no Super Simples, a alíquota de tributação em cada mês depende do faturamento nos doze meses anteriores. Assim, para estimar adequadamente a alíquota média de tributação ao longo de um ano, é necessário trabalhar com um período de vendas de vinte e quatro meses, sendo doze realizados e doze projetados. O resultado a ser estimado dependerá, entre outros fatores, do próprio preço que está sendo calculado, o que gera alguma circularidade no cálculo do preço. Empresas enquadradas no Lucro Real tem o Imposto de Renda e Contribuição Social que incidem sobre o resultado da empresa. Estes exemplos indicam que a formação de preço não é processo de cálculo exato, mas sim estimado. Ainda devemos considerar modificações legais no decorrer do período, como desoneração de Folha de Pagamento, Substituição Tributária, e outras modificações tão comuns em nosso país.
Custos variáveis não padronizados: Nas empresas fabris de produção em série, normalmente, os custos variáveis são bem padronizados. Por exemplo, na fabricação de um modelo de mesa, o custo da madeira usada pode ser calculado de forma bastante precisa. Nas empresas que trabalham com projetos individualizados essa padronização é bastante complexa e exige um acompanhamento de custo variável bem detalhado. Temos ainda o caso de empresas que aceitam vários tipos de cartões de débito, crédito, boletos, cada um deles com custos e taxas diferentes. Por isso, para definir o percentual de custo desse tipo de venda em relação ao total, é necessário que se estime a parcela de venda recebida para cada modalidade. Será preciso usar a série histórica de dados e ajustá-la a eventuais tendências futuras para poder projetar o percentual médio desse tipo de custo variável em relação às vendas e, consequentemente, seu peso na formação do preço.
Custos de oportunidade: Os denominados “custos não caixa” precisam ser incluídos e, além disso, serem computados corretamente. Depreciação de equipamentos, Custo financeiro dos Estoques, remuneração dos dirigentes, Não podemos deixar de considerar também o custo oportunidade mais significativo que é o custo do capital investido. 
O processo de formação de preços não pode transformar a empresa numa repassadora de custos. Deve, antes de tudo, ser objeto de análise que eventualmente poderá mostrar que a empresa não tem competitividade para oferecer aquele produto ou serviço e oriente os gestores a rever a validade de mantê-lo dentro do mix de produtos/serviços da empresa.
            Naturalmente estes não são todos os pontos a considerar no processo de formação de preços da empresa, mas, todos eles são de grande importância e devem ser analisados constantemente.
            Reveja seu processo, analise as margens de contribuição de seus produtos/serviços, ajuste o foco de sua empresa e bons lucros.
Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial em Custos e Finanças
43 9109-5345 / 9805-2817
Londrina PR

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