terça-feira, 26 de maio de 2020


Análise e Concessão de Crédito em tempos de Crise

A concessão de crédito é um processo fundamental para o desenvolvimento da economia, pois amplia a capacidade de consumo de uma parcela da população que não teria outra forma de adquirir determinados bens. 
Ao fornecer crédito para um indivíduo, o credor está basicamente fazendo um investimento com base na confiança. 
Seja um banco que empresta dinheiro ou uma loja que vende no crediário, o credor precisa confiar na capacidade de pagamento do tomador de crédito.
Mas essa “confiança” não pode se basear apenas em um sentimento ou em uma impressão subjetiva.
É preciso ter processos bem definidos e ferramentas específicas para conceder crédito e não perder dinheiro!
Esses processos devem ser definidos pela política de crédito e cobrança e são ferramentas imprescindíveis para garantir a saúde financeira da empresa, minimizando as perdas por inadimplência.
Algumas empresas, principalmente neste período de crise, com o intuito de aumentar as vendas flexibilizam em excesso os critérios para a concessão de crédito, favorecendo o surgimento de contas incobráveis.
Por outro lado, se a empresa adota uma política de crédito muito rigorosa, terá menor risco de não receber, mas reduzirá a possibilidade de fechamento de negócios. O ideal é haver um equilíbrio entre a rigidez e a flexibilidade na concessão de crédito, para obter aumento nas vendas, com baixo risco de inadimplência.
Para ser realmente eficiente e lucrativo para a loja, esse processo deve envolver dois pontos fundamentais: um processo confiável de análise de crédito e a percepção do lojista para entender a diferença entre a inadimplência de clientes novos e antigos
Para ter uma política de concessão de crédito realmente eficaz no varejo, você vai precisar avaliar a inadimplência da loja separando dois tipos de clientes: clientes novos e clientes tradicionais 
Existem diferentes regras que devem ser aplicadas para lidar com o risco de crédito desses perfis. 
É preciso saber que toda análise de crédito tem um “prazo de validade” curto. Esse prazo varia de acordo com a atividade e grau de aversão ao risco dos administradores.
É preciso avaliar pois, com o tempo, o cliente que inicialmente foi classificado com um perfil A ou B pode mudar para C ou D. Ou vice-versa.
Ao fazer avaliações com menor intervalo você perceberá que o custo de negativação no público A, B e C vai diminuir consideravelmente.
Na verdade, isso acontece porque você passará a negativar cada vez mais os clientes de perfil C, D e E (e também venderá menos para eles).
Em média, as lojas recuperam algo em torno de 50% dos clientes que foram negativados.
Agora, quando você começa analisar crédito, negativar apenas os clientes extremamente ruins e fazer a análise separada da inadimplência, você verá que o índice de recuperação de crédito vai para 85%, em média.
Resumindo: Não adianta tentar cobrar uma venda ruim!
O segredo da concessão de crédito: mais análise e menos negativação, é claro que isso passa por um processo de especialização da sua equipe e melhoria das ferramentas de análise e, com um pequeno investimento nesse departamento pode significar melhoria nos seus resultados. Estamos à disposição para auxiliar sua empresa.
Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial
(43) 9.9109-5345
Londrina - PR

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