quinta-feira, 23 de abril de 2009

DICAS PARA ADMINISTRAR A EMPRESA EM TEMPOS DE CRISE

Administrar uma empresa é sempre um desafio, mas, em tempos de crise é preciso mais cuidados. Destacamos alguns:
1- Comprar bem: adquirir mercadorias com especificações certas; em quantidades adequadas; de boa qualidade; por preços e condições competitivas.
2- Controlar os estoques: adaptando-o ao melhor giro e, consequentemente, comprometer menos o capital de giro. Portanto, é necessário saber: valor médio mensal dos estoques; estoque atual; produtos mais vendidos e quanto representam em relação ao total dos estoques; grupos de produtos que pesam mais nos estoques – valor e quantidades; rotatividade-giro; valor médio de perdas por quebra, furto, obsolescência, prazo de validade.
3- Produzir com qualidade e dentro da filosofia da excelência: exige contínuo aperfeiçoamento; eliminação do desperdício; fazer as coisas certas da primeira vez; rápida preparação das máquinas e células de produção; envolvimento e comprometimento do pessoal.
4- Acompanhar mensalmente os diversos custos e despesas fixas: é preciso identificar claramente os custos, bem como monitorar qualquer variação fora do normal, ou ainda tendência de elevação de algum tipo de despesa.
5- Manter um efetivo controle do fluxo de caixa: permitindo a análise da variação entre contas a pagar e contas a receber, e os respectivos movimentos ocorridos e que irão ocorrer no dinheiro da empresa.
6- Compatibilizar prazos médios de compras e vendas: evitando o desequilíbrio entre ciclo econômico e financeiro afetando o fluxo de caixa e aumentando a necessidade de capital de giro.
7- Vender bem: negociar melhores condições junto aos clientes, de forma que atenda as necessidades deles quanto ao preço, prazo, condições de pagamento e pontualidade e que esteja dentro dos padrões e limites suportáveis pela empresa. É importante também, estar atento ao mercado e perceber o fazem os concorrentes. Da mesma forma, que fazer promoções pode permitir melhor giro dos produtos, mesmo que com uma margem menor.
8- Rever constantemente o planejamento: avaliar e revisar as metas, os objetivos e as estratégias, transformando em oportunidades a serem exploradas, aquilo que pode ser uma crise para os seus concorrentes.
9 - Acompanhar, mensalmente, Lucratividade e Rentabilidade: monitorando os resultados do planejamento, metas, objetivos e estratégias utilizados.
É preciso utilizar esses procedimentos de forma constante sem deixar que a rotina esmoreça os esforços de sua equipe.
Avalie bem e bons lucros!

Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial
dalryconsultor@gmail.com
43 - 9109-5345
DAL-RY Assessoria, Consultoria & Treinamento
dalry.assessoria@gmail.com
Londrina - Pr

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