segunda-feira, 11 de maio de 2009

POR QUE CALCULAR O PONTO DE EQUILÍBRIO

Uma informação que você, como administrador de uma empresa, deve ter é quanto a empresa deve vender durante o mês para ter lucro. O referencial é o Ponto de Equilíbrio, valor de vendas onde a empresa não obtém lucro, mas cobriu todos os custos. Com a identificação desse valor estabelece-se metas e ações que melhorem a lucratividade. Mas, como fazer?
Em primeiro lugar é preciso que a empresa possua um sistema, de preferência informatizado, que lhe permita coletar, rapidamente, dados e transformá-los em informação.
Como quase toda empresa tem produtos que, em função da grande concorrência, não permitem margens de ganho elevadas é importante classificar os produtos em grupos de margens iguais ou muito semelhantes.
Na seqüência devemos identificar os custos variáveis. Estes, em sua maioria são estabelecidos em percentagem, por exemplo: Impostos, comissões, previsão de inadimplência, etc., estes também são chamados de Despesas Variáveis de Vendas (DVV). O Custo da Mercadoria Vendida (CMV) é a grande exceção, pois representa o custo efetivo dos produtos vendidos no período. Caso a empresa não possua sistema informatizado ou este não permita identificar individualmente o CMV das vendas a fórmula a seguir nos informará, ela é: CMV = Estoque Anterior + Compras - Estoque Final.
Já os Custos Fixos por sua vez não tem uma dependência direta com o volume das vendas. Estes também são chamados de Custos Administrativos, alguns exemplos: Aluguel do imóvel, honorários do contador, salários e encargos, etc.
Com esses dados poderemos calcular a Margem de Contribuição, ou seja, quanto cada produto contribui para custear os Custos Fixos e nos proporcionar Lucro. Essa informação também é definida em valores e transformada em percentagem. Esse conceito aplicado ao total das vendas nos dará o percentual da Margem de Contribuição Média da empresa.
Conhecendo este percentual poderemos calcular o Ponto de Equilíbrio da empresa. Basta dividirmos o valor dos Custos Fixos pelo percentual da Margem de Contribuição Média da empresa.
Vejamos um exemplo simples considerando uma empresa que comercialize apenas dois produtos.
Descrição...............Prod A.........%.......Prod B........%..........TOTAL..........%
Venda.....................75,00...100,00.......25,00...100,00.....58,500.00....100,00
CMV.......................37,50.....50,00........16,75......67,00......32.383,75......56,20
DVV........................12,50....16,70.........3,00........12,00........8,752,50......15,00
Margem de
Contribuição.........25,00.....33,30.........5,25.......21,00......16.863,75.......28,80
......................................CUSTO FIXO...................................15.755,00......26,90
......................................LUCRATIVIDADE............................1.108,75.........1,90
......................................PONTO DE EQUILÍBRIO.............54,653,77.......93,40
Nessa projeção consideramos venda de 495 unidades do Prod A e 855 unidades do Prod B. Olhando de forma genérica podemos dizer que a empresa precisaria vender no mínimo 54.653,77, ou 462,5 unidades do Prod A e 798,8 unidades do Prod B para empatar. Porém é preciso prestar atenção, pois qualquer alteração na proporcionalidade entre os dois produtos, mesmo que alcancemos o valor estabelecido como Ponto de Equilíbrio, poderemos obter resultados diferentes.
O Ponto de Equilíbrio deve ser acompanhado durante o decorrer do mês para nos auxiliar em algumas estratégias, por exemplo, algumas empresas após atingir o Ponto de Equilíbrio no decorrer do mês iniciam promoções concedendo descontos, pois a partir desse momento a Margem de Contribuição dos produtos passa a ser lucro.
Agora se sua empresa está, como no exemplo acima, vendendo muito próximo ou abaixo do ponto de equilíbrio, providências devem ser tomadas, de preferência ainda no decorrer do mês: mudar estratégias, buscar novos mercados para ampliar as vendas, recalcular o preço de venda, diminuir os custos. O melhor é, com certeza, fazer, permanentemente tudo ao mesmo tempo.
Cuide do Ponto de Equilíbrio de sua empresa e bons lucros!

Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial
dalryconsultor@gmail.com.br
DAL RY Assessoria, Consultoria & Treinamentos
dalry.assessoria@gmail.com
43 9109-5345 Londrina - Pr

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