Antes de propor a resposta para esta questão é indispensável fazermos uma análise.
Para que um orçamento empresarial cumpra seu objetivo e torne-se assim uma ferramenta da realidade da empresa são indispensáveis algumas premissas, citamos as principais:
a) A empresa conheça, em detalhes, seu segmento de atuação e seus processos;
b) Existência de dados anteriores, confiáveis, para servirem de base às projeções;
c) Haja um permanente acompanhamento entre previsto/realizado de cada item;
d) Identificação e análise das causas de desvios e estabelecimento de ações para corrigi-los;
e) Administração compartilhada e não autoritária.
O orçamento empresarial, elaborado de forma técnica e fundamentada, funciona como direcionador dos rumos da administração da empresa servindo também para avaliar o cumprimento das metas e objetivos traçados.
Um orçamento empresarial contempla não só os fatores internos, inerentes aos planos e ações da empresa, como também os fatores externos, como política governamental, ações de fornecedores, concorrentes e clientes, e, nestes tempos de crise globalizada, da influência internacional.
O orçamento é importante para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho e mercado de atuação. Ressaltamos os principais benefícios:
a) O orçamento, tanto na elaboração quanto no acompanhamento e avaliação, é um instrumento voltado ao futuro e, consequentemente, faz com que o empresário esteja sempre com seus planos e ações direcionadas à frente;
b) O orçamento estabelece metas e objetivos claros e normatiza a avaliação do desempenho de cada setor e da empresa como um todo;
c) O orçamento coordena os esforços de todos os segmentos da empresa para que os objetivos, nele traçados, possam ser atingidos.
Respondendo à pergunta do título concluímos que o orçamento será realidade na medida em que os desvios sejam devidamente corrigidos no decorrer de sua execução e que todos os responsáveis pela aplicação estejam empenhados, ao menos, em atingir suas metas e objetivos.
O sucesso do orçamento empresarial está baseado na flexibilidade e na capacidade para acompanhar a mudanças, no permanente acompanhamento das ações previstas e realizadas e na capacidade de compartilhar as informações. Desta forma ele torna-se, realmente, uma ferramenta de negócios ágil e dinâmica, alavancando o sucesso do empreendimento.
Estamos chegando ao segundo trimestre de 2011. Revise seu orçamento e bons lucros!
Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial
43 9109-5345
Londrina – PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário