terça-feira, 22 de junho de 2010

ATRASO OU INADIMPLÊNCIA

A inadimplência é medida e, consequentemente, divulgada de diversas formas, isso faz com que existam números muito divergentes quando consideramos médias nacionais. Embora não seja utilizado por muitos o parâmetro ideal é que até 30 dias depois do vencimento é atraso e após 31 dias é inadimplência.
Se você medir os índices no dia seguinte ao vencimento o número pode até ultrapassar os 60%.
Independentemente de receber de seus clientes a empresa precisa cumprir com suas obrigações junto a fornecedores, funcionários, impostos e outros custos que não podem deixar de ser pagos.
Diante desse raciocínio entendemos que quando divulgam números de 20% ou 30% de inadimplência, certamente estão incluindo os atrasos. Caso contrário, como conseguiriam sobreviver ?
Ainda que o atraso seja pequeno, temos que agir rapidamente. Não é possível que alguém deixe de honrar um compromisso assumido e posteriormente pague como quiser, sem correção alguma. Isso é um encorajamento ao não pagamento em dia. Vantagens mil para os inadimplentes e para os adimplentes sequer um “muito obrigado pela pontualidade”.
Recomendamos que se deixe de lado a passividade e se passe a agir com base nos instrumentos e meios possíveis, até que para o inadimplente, dever seja uma desvantagem, não um benefício.
Voltando ao título recomendamos
“ Venceu? Cobre! “ Não se preocupe com a conceituação, parta para a ação.
Quanto mais rápido se cobrar, maiores serão as chances de se receber.
Quem um devedor paga primeiro ? Aquele que primeiro cobra e mais o incomoda. Encare a situação, enfrente, combata, coloque-se disponível para ajudar aquele que tem interesse em pagar e precisa de uma ajuda para achar um caminho. E para o que quer dificultar use, respeitando o Código de Defesa do Consumidor, seus mecanismos de pressão, telefonemas, cartas, SPC, SERASA etc.
Com uma boa política de concessão de Crédito e uma adequada ação de cobrança a maioria de seus clientes honrará seus compromissos. Reveja seus critérios, treine seu pessoal e bons lucros !

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Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial
dalryconsultor@gmail.com
43 9109-5345
DAL RY, Assessoria, Consultoria & Treinamento
Londrina – PR

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