sábado, 8 de fevereiro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO CONTAS A PAGAR

Praticamente todo dia é assim, contas, contas e mais contas. Como não deixar que elas impeçam você de cuidar do atendimento aos seus clientes, que são aqueles que, em última análise, fornecem os recursos para manter a empresa? É indispensável elaborar e manter atualizados alguns controles que forneçam dados que possibilitem a efetivação do planejamento de suas atividades e controle de seus resultados. Entre estes controles está, com certeza, o de Contas a Pagar.
            O Contas a Pagar disponibiliza informações para tomada de decisões sobre os compromissos da empresa que representam desembolso de recursos. As contas a pagar são compromissos assumidos pela empresa, representadas por compra de mercadorias, insumos para produção, máquinas, serviços, salários, impostos, aluguel, empréstimos, contribuições, entre outros. O controle das contas a pagar deve ser uma tarefa de rotina da empresa.
            O relatório de Contas a Pagar deve permitir que se estabeleça:
·         A classificação todas as obrigações de forma a elencar;
·         Os pagamentos por ordem de importância, quando há escassez de recursos;
·         As obrigações contratadas e não pagas;
·         Maneiras de conseguir descontos ou evitar acréscimos;
·         Distribuição de vencimentos para impedir acúmulos em determinadas datas;
·         Impossibilitar o pagamento de valores indevidos;
·         Informações para elaboração do fluxo de caixa.
Este relatório deve informar ao administrador todos os seus compromissos por: fornecedor, tipo de pagamento, títulos a pagar e títulos pagos, duplicatas em atraso, em qualquer intervalo de datas. É preciso registrar também as previsões e provisões. Lembramos alguns: férias; 13º salário e rescisões dos funcionários; renovação de seguros, manutenção preventiva e corretiva; reposição ou recuperação de maquinários, não se esqueça de incluir algum valor para os “imprevistos”.
            Para do controle de contas a pagar existem no mercado softwares (alguns até gratuitos), veja qual é o mais adequado para sua empresa.
            Como na maioria das pequenas empresas é o proprietário ou um os sócios quem cuida de quase tudo, é comum fato de dar mais atenção às operações diárias de compra/produção e venda, em detrimento da organização administrativa, porém, é indispensável cuidar dos controles financeiros administra melhor a empresa e assim conseguir melhores resultados.
Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial
Custos, Finanças, Crédito & Cobrança, Educação Financeira
43 9109-5346 / 9805-2817
Londrina - PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário