Sua
empresa tem uma política de crédito definida? Seus vendedores e analistas de
estão ao par delas?
A política de crédito é que norteia as
tomadas de decisão (em relação ao crédito) em um ambiente de uma empresa. Na
política de crédito devem estar definidos quais resultados devem ser alcançados
com as operações de crédito. Quais os produtos serão negociados e em que
mercados a empresa irá operar.
ELEMENTOS DE UMA POLÍTICA DE CRÉDITO
Uma política de crédito é composta pelos
seguintes elementos:
1 - Padrão
de Crédito: estabelece os requisitos mínimos exigidos para habilitação do
crédito;
2 - Política
de Cobrança: estabelece a estratégia de cobrança da empresa;
3 - Prazo
concedido: define o tempo concedido aos compradores para efetivação do
pagamento, o que está diretamente relacionado com a situação e mercado, ao
caixa da empresa, etc.
4 - Descontos
concedidos: estabelece os índices de redução para pagamento à vista ou
antecipação nos prazos em caso de venda à prazo.
POR EXEMPLO:
·
Prazos e plano de financiamento (30/60/90
dias ou 1 + 2 parcelas etc.).
·
Taxa de juros a ser praticada.
·
Atribuição de limite de crédito para cada
cliente e metodologia para cálculo desse limite.
·
Limite máximo de comprometimento da renda
do cliente com as prestações.
·
Liberação de crédito para cliente novo.
·
Avaliação das restrições cadastrais.
·
Instrumentos de crédito a serem utilizados.
·
Garantias exigidas do cliente.
Resumindo:
"Sucesso de vendas não é só vender muito, é vender
muito e receber".
"Pior do que não vender é vender e não receber".
Essa é a principal
frase popular que deve ser considerada quando o empresário resolve vender a
prazo.
Por outro lado,
conceder crédito apenas com foco na segurança do negócio pode dificultar o
fechamento das vendas.
De
maneira especial nesta época de
preocupação e baixas venda é indispensável que reveja sua política de
crédito, atualize seus funcionários e aumente suas vendas com segurança.
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