Em nossa atuação em
gestão de Crédito e Cobrança temos encontrado diversos erros na ação dos
agentes de cobrança, analisando essas ineficiências destacamos duas como mais
evidentes e prejudiciais aos resultados pretendidos.
A primeira e principal delas é a falta
de entendimento sobre o que a cobrança deveria ser.
A segunda, não menos importante, é a
deficiência técnica, ou falta de treinamento do pessoal encarregado.
A maioria dos cobradores tem pouco ou
nenhum treinamento prático, e simplesmente acaba portando-se da maneira como se
sente mais confortável ou então se deixa levar pelo devedor.
Muitos
cometem o erro de replicar o comportamento que veem nos colegas mais antigos,
muitas vezes pensam que “se os clientes não gostam do jeito que negociamos
nossas cobranças, o problema é deles, não precisamos de devedores”.
Infelizmente muitos cobradores veem o
cliente devedor como um indesejável, que não faz falta para a empresa. Na
realidade a maioria dos devedores cujas contas tornam-se moratórias ficam
constrangidos com o seu não pagamento.
Quando o agente de cobrança entra em
contato com o devedor, esse pré-conceito, de ambas as partes, faz com que
aquilo que poderia ser uma conversa tranquila em busca de uma solução
conveniente para ambas as partes, torne-se uma disputa acirrada onde um
desconfia do outro, criando uma espiral de hostilidades que acaba sendo
altamente improdutiva para ambas as partes.
Muitos clientes potencialmente bons que,
por uma razão ou outra, são colocados nesse tipo de situação, nunca mais farão
negócios com a empresa. Isso pode fazer com que a empresa perca a oportunidade
de obter lucros futuros.
Por outro lado muitos clientes devedores
evitam o contato pela má-fama, muitas vezes verdadeira, de que os cobradores
são duros, ásperos e intimidadores.
O agente de cobranças deve entender e
aceitar o fato de que este tipo de trabalho é cheio de problemas, a maior parte
deles causadas por outras pessoas, por isso insistimos para que mude o seu
conceito: de cobrador para solucionador de pendências.
Isso é transformar aquilo que seria, em
princípio, uma atividade enfadonha e desagradável em uma situação prazerosa
onde ajudamos as pessoas e as empresas a resolverem suas pendências e
equilibrarem sua situação financeira.
É um aspecto positivo e pode se
transformar em sua marca de distinção nesse segmento de trabalho tão
importante, em especial, em tempos de aperto financeiro como o que estamos
passando.
Boas negociações!
Sivaldo Dal-Ry
43 - 9109-5345/9805-2817
43 - 9109-5345/9805-2817
Londrina - PR
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